A partir de 2012 o CFP (Conselho Federal de Psicologia) permitia atendimentos de modo online para situações específicas de atendimento psicológico, mas com objetivos experimentais e pesquisas. Entenda as diferenças entre atendimento psicológico online e presencial:
Com isso foi definida a permissão de atendimentos psicológicos, como psicoterapia, orientação vocacional (OV), testes psicológicos que se formatem nesse setor, supervisão entre colegas, e seleção de pessoal na modalidade online, com regras muito bem estruturadas, fazendo cumprir a eficácia da ciência da Psicologia. Foi estipulado como deveriam ser esses atendimentos para cumprir com a ética, a legislação e o executar desta ciência.
E em 2018 pela demanda tecnológica da sociedade, o mesmo órgão reviu essa regra, percebendo a necessidade de adaptação na forma do trabalho em psicoterapia e outros atendimentos psicológicos regulamentando essa modalidade.
A diferença entre a presencial e a online, é que no atendimento de psicoterapia online, não é possível ser executada por alguma inadequação do tipo de problemática apresentada pela pessoa, como por exemplo ideação suicida, situações específicas de urgência e emergência, vítimas de desastres ou violências. O psicólogo habilitado reconhecerá e fará a melhor indicação ao caso individual.
No caso de atendimentos de crianças e de adolescentes também é limitado, pois só será permitido pelo consentimento dos pais ou responsáveis.
Outro complicador são algumas psicopatologias que restringem o acesso a essa modalidade,e aqui também cabe ao psicólogo identificá-las.
Também segundo o CFP: A prestação de serviços psicológicos, por meio de tecnologias de informação e comunicação, deverá respeitar as especificidades e adequação dos métodos e instrumentos utilizados em relação às pessoas com deficiência na forma da legislação vigente.
Por ser um vínculo profissional, essa modalidade se encaixa pela seriedade que esse distanciamento permite. Em relacionamentos pessoais o fator presencial é indispensável, por exemplo, o contato afetivo entre entes queridos. Já em qualquer processo psicoterapêutico se estabelece um tipo de relacionamento, onde há o emocional dos dois envolvidos, o terapeuta e o paciente, pelo lado da bagagem emocional que sustenta e permeia o caminhar dessa relação. Mas isto não implica em troca afetiva como ocorre em um relacionamento pessoal. Aliás se utilizará da estrutura emocional para dirigir esse atendimento. O entendimento sobre o paciente começa dos resultados dessa bagagem que repercute neste vínculo. Esse aspecto acontece em ambas as modalidades.
O Presencial é diferente, no quesito ambiente. Há uma delimitação provocada pelo espaço de atendimento que é o consultório do terapeuta. Seu aspecto, o tipo de mobília, inclusive há psicoterapias que utilizam divãs e outras não.
Mas o setting acaba sendo estabelecido em ambas modalidades, presencial e online, pois tudo dependerá dos acordos, da confiança mútua, da entrega ao processo, responsabilidade e comprometimento, e isso independe do ambiente físico. É possível estabelecer o setting mesmo estando em espaços distintos.
Um contrato é estabelecido entre atendido e terapeuta acerca do serviço, seja qual for, e devem seguir as determinações, para o bom desenrolar da terapia. O respeito, os limites, a consideração, a honestidade, são palavras de ordem em qualquer vínculo terapêutico.
Os atendimentos seguirão a mesma regra para ambos, como horários, tempo de duração, sigilo, a ética. Serão adaptados os testes psicológicos para a modalidade online e serão utilizados os elaborados e permitidos pelo CFP. Em relação aos pagamentos serão feitos digitalmente assim como recibos, atestados. Se exigidos em papel, há meios de transporte a contratar. Será preciso que o psicólogo oriente seu atendido quanto a algumas regras. Há normas no processo online quanto no presencial. No online é imperioso o atendido reservar um local seguro para não ser ouvido, usar fones de ouvido e zelar pela escolha de antivírus em seus aparelhos tecnológicos, apagar conversas, não gravar nem postar conversas em vídeo.
Quanto aos demais atendimentos online, as condutas são as mesmas em relação ao presencial, preservando a técnica, a ética, legislação e a ciência psicológica.
Devo pontuar que existem riscos de invasão por hackers desonestos, os chamados crackers, em sistemas na internet, e a contenção disso ainda não houve solução. Há de se entender que o conceito que a internet é “terra de ninguém” é um equívoco. As leis valem do mesmo jeito para a vida concreta ou a virtual.
O que vocês precisam perceber é que mudanças são necessárias no decorrer dos acontecimentos. Adaptações são requisitadas na vida. Então se é possível realizar esses atendimentos por duas frentes por quê não? Todos saem ganhando. Inovações são bem vindas. E uma das premissas da Psicologia é evolução e melhorias.
Portanto, o atendimento psicológico remoto é regulamentado, é eficaz, é válido e atinge o resultado proposto, o qual cumpre com os objetivos da Psicoterapia, da O.V., dos testes, da seleção de pessoal, e da supervisão.
Mais informações no site do CFP, ou clique na resolução abaixo:
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