Vou chamar essa etapa da vida na terceira idade de “Maturescência”, pois ninguém ainda definiu em um termo. Seria maturo = maduro, que apresenta um desenvolvimento completo, desenvolvido, e, ência = qualidade, estado de. Quanto mais desenvolvido somos, mais ferramentas possuímos para realizar em nossas vidas.
O objetivo na vida é ter vivido e experienciado situações que levam ao amadurecimento integral do ser humano, certo? Amadurecimento esse que contemple uma evolução a caminho de uma melhoria pessoal, seja física, mental, espiritual, permeada de conquistas e aperfeiçoamentos materiais, intelectuais e morais.
O que eu reflito no momento, é o equívoco em acreditar que na terceira idade já se viveu e realizou tudo o que podia, e se você não construiu na juventude, então não fará mais nada.
É possível estabelecer projetos, construir caminhos, sejam profissionais, de aprendizado, de execução de atividades, e iniciar algo novo ou mesmo retomar projetos antigos. Cada pessoa tem possibilidade de reconhecer seus limites e discriminar quais ações pode exercitar. Existem alterações normais e esperadas com o envelhecimento, mas lembrando que o envelhecimento inicia já em tenra idade, assim que o adolescente se torna adulto e completou seu crescimento e desenvolvimento orgânico. Portanto limitações teremos em qualquer fase da vida, o bebê ao andar, a criança pela sua dependência, o adolescente pela sua imaturidade e assim por diante. Assim como há limitações em qualquer idade, quando por exemplo a pessoa tem alguma doença impossibilitante.
Necessário se faz enxergar quais as condições que é preciso possuir para pôr em prática algumas intenções. Uma pessoa com a saúde em dia, tem disposição, energia, vigor, força para realizar funções. Os que ainda são muito jovens, já devem atentar para conservar sua saúde, buscando o auto cuidado prevenindo males maiores no futuro.
Viver bem com mais idade é resultado das escolhas realizadas em tenra idade. Como especialista em adolescência, verifico que a fase seguinte será satisfatória e saudável, se a anterior for vivida adequadamente em todos os sentidos. Portanto a maturescência será satisfatória, se as fases anteriores responderam a contento seus objetivos de formação.
Se a saúde física e a psíquica estão abaladas, é urgente providenciar tratamentos para adquirir o re-equilíbrio. É desejar e acreditar que seus males cessarão, agindo em busca dessa conquista.
Estando tudo bem, é hora de rever sua rotina, suas atividades, seus hábitos, o que é preciso modificar? O que você gostaria de adicionar em sua vida e que lhe faça se sentir bem? Com essas respostas, vá em busca do que lhe falta. Seja um novo trabalho, mesmo aposentado, existe a possibilidade de encontrar afazeres que lhe agradem. Temos exemplos de pessoas famosas que abriram um negócio, prosperaram e enriqueceram depois dos 60 anos. Seja também um hobbie, voluntariado, aprender com variados cursos, novos relacionamentos, lazeres, etc. Coloque sua imaginação e reflexão para funcionar.
Manter-se em atividade nesta fase, trará mais saúde e mais energia e será um ciclo, quanto mais se faz, mais se quer fazer. O que não pode é parar, desacreditar, desanimar, dar como perdido. Se algo é muito difícil, substitua por algo possível. Com isso sua autoestima estará adequada, lhe trazendo satisfação e felicidade.
Continuar a cuidar da saúde com atividades físicas, nutrição adequada, realizar algum tratamento necessário como por exemplo fisioterapia, fonoaudiologia, psicoterapia, exercícios neurológicos, além de medicações, e se não realiza, iniciar, pois nunca é tarde para melhorar sua condição fisiológica. Para o bom funcionamento do cérebro é recomendado novos aprendizados, não pare de estudar, seja qual conteúdo for. Escolha assuntos que lhe agrada e mãos à obra.
Um ponto importante a colocar, é a possibilidade sim de mudanças. Se pretende mudar algo em si mesmo ou em alguma situação o resultado virá, se dirigir-se a esse objetivo. Há uma ideia de que depois de uma certa idade não se consegue mudar mais, e isso não é bem assim. Mudanças são difíceis em qualquer fase da vida. O que norteia é a vontade, a determinação, o engajamento por parte da pessoa para mudar. Quem deseja de fato mudar, consegue. Por isso a importância de manter sua cabeça aberta, atenta, estudando, questionando e observando todas as possibilidades.
Procure não se isolar, busque as pessoas queridas, se não estão por perto, faça novas amizades. Compartilhar bons momentos com os outros é um excelente remédio para o sentimento de solidão e tristeza. Nada como rir junto com alguém, conversar, trocar informações e até aprender com eles. Doe, peça, empreste, troque, ajude e será ajudado. Ou seja, socialize. Pessoas que se isolam têm mais chance de desenvolver depressão por exemplo.
Algo cafona é a crença que a todo idoso é permitido ser desrespeitoso, mal educado, autoritário, exigente, egoísta, com a falsa ideia “ agora sou mais velho então eu posso tudo”. Não podemos ser assim em idade nenhuma!
Sempre é tempo de fazer escolhas de vida que lhe façam se sentir melhor, gerando um bem estar a si próprio e ao seu meio.