Quais características pessoais você deve possuir para ser um ator/atriz?
Inicialmente saiba que precisará estudar teatro e tudo o que está no palco, cenário, figurino, direção, iluminação, interpretação, dublagem, dramaturgia, produção, trabalho técnico, música e o texto. Poderá redigir peças, novelas e seriados. Aprenderá também técnicas de narração, estilo e teoria teatral. Atuará em televisão, cinema, teatro, circo, jornais, revistas, rádio, internet, e também, autonomamente em variadas ocasiões, dependendo de sua criatividade. E com bagagem cultural poderá ser crítico de arte.
Este profissional quanto mais aptidões possuir, como por exemplo cantar, dançar, tocar instrumentos, pintar, praticar esportes diversos, dentre outras atividades, possuirá mais chances de assumir o maior número de personagens, afinal, ele representará o ser humano, que é tão complexo e rico em habilidades.
É preciso possuir uma sensibilidade referente à condição humana, e um entendimento sobre as mais variadas formas do viver. Para isso o ideal é estar aberto e buscar sempre leituras e informações que agreguem ao repertório interno. Possuir um interesse em compreender o indivíduo, além de exercitar o respeito a ele. Acolher, aceitar, compreender, para poder vivenciar a rotina daquele personagem.
O curso é feito em faculdade de bacharelado (quatro anos) e/ou tecnólogo (dois anos).
Há a possibilidade também de fazer cursos autonomamente, mas para atuar e ser contratado, a maioria das empresas da dramaturgia exigem o DRT, que é o registro profissional da categoria. E para obtê-lo, depois de estudar intensamente, terá que se inscrever e se submeter à prova do SATED ( Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões ), que é o órgão que aprova e autoriza o profissional para exercer a atividade.
Os cursos de graduação completos já proporcionam este registro.
Mas saiba que o estudo não termina na faculdade de artes cênicas, e nos cursos preparatórios, e necessário será complementar com novas aprendizagens, visto o que descrevi acima, sobre a complexidade das atividades humanas. Se você tem intrínseco o desejo de aprender, vivenciar, aperfeiçoar, desenvolver, e uma energia de produção que lhe move, o resultado será exitoso.
Características do profissional artista:
Gostar de ler
Criatividade
Sensibilidade
Boa memória
Imaginação
Concentração
Disponibilidade interna emocional para representar
Habilidade e facilidade para interpretar e transmitir ideias escritas e faladas
Boa comunicação
Perseverança
Paciência
Observação
Perspicácia
Atenção a detalhes
Gostar de pessoas
Flexibilidade
Saiba que poderá desenvolver algumas dessas habilidades com estudos, em cursos, e com profissionais que trabalham o desenvolvimento pessoal como coaches e psicólogos.
O autoconhecimento é fundamental para conseguir identificar, o que será possível ser desenvolvido ou modificado em si mesmo. Não exite em buscar uma orientação de um Psicólogo, o qual está preparado e embasado na teoria e técnica da ciência da Psicologia. E sempre estará respeitando seus limites e sua personalidade.
O ator que está em constante atuação, pode necessitar de processos analíticos e terapêuticos, para lhe ampliar a bagagem emocional , a qual por vezes pode descompensar-lhe o equilíbrio, devido a personagens densas, ou por mobilizar uma própria vivência que está em suspenso sofrimento pessoal. É o que popularmente dizem: “este personagem mexeu comigo, mobilizou aspectos não resolvidos em mim”.
O Psicólogo poderá também lhe orientar sobre a construção de seu personagem, sua personalidade, trejeitos, atitudes e suas posturas. O funcionar dessa pessoa/personagem.
Se a área lhe encanta, precisará de determinação e dedicação.
A arte desabrocha do coração. Revele-se!
#perfildoator/atriz
O que você achou deste artigo sobre quais características pessoais você deve possuir para ser Ator/Atriz?? Deixe o seu comentário abaixo que responderei o mais rápido possível.
Siga minhas redes sociais:
Instagram, Facebook e LinkedIn
Leia o meu último artigo:
Pingback: Como ocorre o estabelecimento e do que se trata a da autoestima?