O que fazer para ficar em bem-estar durante a pandemia?

bem-estar durante a pandemia

Todos já devem ter experienciado em algum momento nessa crise, sentimentos como medo, raiva, tristeza, solidão, frustração ou angústia. O medo gera insegurança. A raiva gera irritação, agressividade e hostilidade. A tristeza gera desesperança e descrença. A solidão gera saudades e incompletude. A frustração gera desprezo e insatisfação. A angústia sufoca e paralisa. O que fazer para ficar em bem-estar durante a pandemia?

Todas essas emoções desabilita nosso bem estar e para manter um humor equilibrado, precisamos verificar o conteúdo de nossos pensamentos. Algum de vocês já se deu conta porque você é otimista ou pessimista? O por quê você avalia que uma situação resultará em bons ou maus resultados? Bem, nisso está embutido uma série de fatores que determinam sua maneira de pensar, a educação, a informação, a cultura, seu grupo social, suas vivências…

Então a ideia seria rever conceitos, crenças, orientações obtidas em sua vida. Procure leituras edificantes,a aprendizagem e o conhecimento são fundamentais nesse processo,  informações sobre seu trabalho técnico, aperfeiçoe sua carreira, contate e incremente seu network, e principalmente, ouça o maior número de pessoas com atenção, crítica, e interesse, para assim aprender algo com o outro e consequentemente conseguir mudar seu ponto de vista para algo pró ativo.

O equilíbrio se estabelece por um conjunto de atitudes, que englobam: exercitar a espiritualidade, e isto não remete à religião necessariamente, possuir boa saúde física, cuidar das emoções, fortalecer o psicológico, zelar pelos relacionamentos e planejar o financeiro. Vocês já devem ter ouvido sobre como cuidar da saúde física. O lado espiritual seria encontrar uma filosofia da qual se identifique para entrar em contato com seu eu interior, sua conexão com o universo para nortear sua conduta para valores morais, éticos, e de respeito ao nosso planeta e à humanidade. O emocional e o psicológico andam juntos. É também através do psicológico que definimos a qualidade do que sentimos.

O momento pede revisão de hábitos, rotina, atitudes e de pensamentos. É necessário identificar onde deve ocorrer mudanças, por exemplo, na alimentação, em atividade física, em descobertas de prazeres, nas atividades trabalhistas. Principalmente descobrir o que seria possível e viável pôr em execução nesta fase de pandemia.O que falta você fazer para se sentir bem? Uma boa leitura, dançar, ouvir música, assistir cursos e palestras online, cozinhar, brincar, desenhar, pintar, consertar, estabelecer mais contatos afetivos, pessoais, profissionais, etc, etc, etc. Reflita sobre ações que você goste de realizar e ponha em prática.

A angústia e o medo que aparecem devido a situação financeira é esperado, e é preciso primeiramente respirar fundo, se acalmar, aguardar o momento em que esteja mais tranquilo, para conseguir enxergar saídas e  ter novas idéias e não hesite em experimentar novas frentes e se reinvente. 

Não é simples colocar em execução algumas mudanças, mas o que não é aconselhável, é dar-se ao luxo de não experimentarmos o novo, o diferente. Mas estando preparados e fortalecidos integralmente, os resultados serão plausíveis ou certeiros.

#bem-estar

O que você achou deste artigo sobre O que fazer para ficar em bem-estar durante a pandemia? Deixe o seu comentário abaixo que responderei o mais rápido possível.

Siga minhas redes sociais:

Instagram, Facebook e LinkedIn

Leia o meu último artigo:

Atendimentos Psicológicos – Entenda a diferença entre eles

1 thought on “O que fazer para ficar em bem-estar durante a pandemia?”

  1. Pingback: Adolescência - Ana Lucia Placucci Psicóloga, psicoterapeuta

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *