Pode-se falar que a hierarquia de um sistema, instituição e governo serve para manter em equilíbrio um funcionamento de grupo. O conceito de hierarquia é uma “organização fundada sobre uma ordem de prioridade entre os elementos de um conjunto ou sobre relações de subordinação entre os membros de um grupo, com graus sucessivos de poderes, de situações e de responsabilidade” ou figuradamente “classificação crescente ou decrescente, segundo uma escala de valor, de grandeza ou de importância”. Hoje vou te mostrar o Segredo de Ouro nos Relacionamentos.
O que me traz a essa reflexão é o momento que se deve romper essa sequência de prioridades, sabedoria ou importância. Será que um chefe de estado, o diretor da empresa, os pais, entre outros nessa posição, sempre sabem mais, estão melhor preparados, possuem todas as respostas?
E a resposta seja: talvez não.
Quando se pensa em pessoas no lugar de liderança, automaticamente associa-se a alguém com uma bagagem de aprendizado, de vivências e experiências superior aos outros do grupo. Em teoria deveria ser verificada essa regra. Mas na prática, não necessariamente é isso que ocorre. Muitos diretores, gerentes, presidentes, mães e pais, não possuem um cabedal de informação e formação educacional esperado para a posição que ocupam, ou pelo menos por vezes não o suficiente. Por várias vezes percebi, em algumas situações, que o subordinado sequencial possuía mais conhecimento e ferramentas que seu superior.
Isso me fez enxergar a importância de valorizar, ou ainda, escutar as propostas, as ideias dos que em teoria, não seria esperado que fornecesse nenhuma sugestão.
Levanto um questionamento sobre o que é respeito dentro de uma hierarquia. Primeiro que respeito deve ser posto em prática em qualquer relação humana, seja ela afetiva, profissional e social, então o respeito cabe dentro das regras hierárquicas, mas isso deve acontecer em via de mão dupla. O superior precisa na verdade respeitar para ter autoridade, e mais, para ser eficiente. É preciso proporcionar um diálogo para de fato obter um ganho na troca de posições. Quando há respeito o retorno é certo e recíproco. Com isso não retiro a atitude de respeito do subordinado, pois valerá da mesma forma, respeite que será respeitado.
Quando em uma hierarquia há imposição, o resultado será de perdas, nada se complementa quando não existe a humildade de se perceber que não se sabe tudo, não se tem sempre as melhores ideias, não só de ordens funciona um sistema, e não existe um único ponto de vista. O ser humano e o sistema em que ele vive, aprende com os mais novos, com o empregado, com o povo.
Os que estão em posição de destaque se experimentarem ouvir, observar, dialogar, ganharão em ótimos resultados, e a troca será fidedigna e produtiva na reciprocidade.
O que você achou deste artigo sobre “Quais características pessoais para ser Bombeiro?” Deixe o seu comentário abaixo que responderei o mais rápido possível.
Siga minhas redes sociais:
Instagram, Facebook e LinkedIn
Leia o meu último artigo: