Essa ciência oferece atuação em amplas camadas de atividades na sociedade, como a saúde, educação, economia, direito, empresarial, social, esporte, e tudo que remete a comportamento e fenômenos psíquicos do ser humano. Vamos ver um pouco mais pra que serve a psicologia?
“Se autoconhecer e saber, é dirimir o sofrer.”
Uma de suas funções é atuar na melhoria da qualidade de vida de instituições e pessoas, abrangendo todos os setores da vida destes e seu funcionamento.
É a estrutura a ser conhecida, aplicada e vivida para obter maior prosperidade, equilíbrio, satisfação e êxito.
Popularmente o Psicólogo é conhecido como aquele que irá auxiliar em dificuldades, mas vai além, como por exemplo identificar o problema, prevenir situações, orientar caminhos, incrementar raciocínio e descobertas, ressignificar vivências e encaminhar a remodelagem de comportamentos.
O Psicólogo trabalha levando o conhecimento, a orientação, a prevenção, o raciocínio, a descoberta, a identificação, a percepção, o questionamento, a compreensão, a sabedoria para encontrar caminhos para a solução.
O imprescindível é que o seu atendido, cliente ou paciente, atue, reflita e participe ativamente do processo contratado, pois se a postura fôr passiva frente ao trabalho psicológico, o resultado não satisfará. A partir do momento que se busca atendimento com este profissional, é necessário uma disposição e compromisso de cooperação. É um trabalho em conjunto.
E para isso as áreas de abrangência são:
Psicologia Clínica
Em consultórios realizando psicoterapia para autoconhecimento e tratamento de transtornos psíquicos, laudos, psicodiagnósticos, avaliação psicológica, testes psicológicos e orientação vocacional.
Psicologia Hospitalar
Em hospitais, ambulatórios, da rede pública e particular intervindo junto ao paciente cirúrgico, doenças crônicas, internados, assim como realizar grupo terapêuticos em diversas modalidades disfuncionais. Orientação e tratamento aos pacientes e familiares concomitante.
Psicologia Escolar/ Educacional
Em cursos de diversas áreas, escolas, faculdades orientando e auxiliando aos alunos que apresentam alguma dificuldade ou limitação no desenvolvimento e aprendizagem. Lida com os problemas sociais suscitados nesses ambientes. Encaminha a outros profissionais como fonoaudiólogos, psicoterapeutas e psicopedagogos.
Atuam no auxílio da descoberta do caminho profissional e de carreira, podendo realizar orientação profissional.
Psicologia Social
Em ONGs, comunidades, instituições e grupos de apoio pesquisando, pesquisando, guiando e orientando ao entrosamento social. O foco é grupal e não individual para conquistar um ambiente coeso e funcional.
Psicologia do Esporte
Em escolas de esportes, clubes e associações esportivas identificando e auxiliando o atleta em limitações e ampliar sua capacidade esportiva ou bloqueio que impeçam o melhor empenho, assim como analisa o entrosamento e funcionamento em equipe.
Psicologia do Trânsito
Em cursos de aprendizado de direção, instituições públicas realizando testes de aptidão e capacitação para dirigir, avaliando o psicodiagnóstico para aprovação ou não.
Psicologia Jurídica
Junto ao direito tem a finalidade de elaborar perfis psicológicos que saem das normas sociais, executando laudos, relatórios e psicodiagnósticos, além de encaminhar ao tratamento psicológico, e realizar análise de veracidade de depoimentos e comportamentos.
Psicologia do Trabalho e Organizacional
Em agência de empregos, consultoria e empresas, realizando seleção de pessoal, testes psicológicos, recrutamento e treinamento de pessoal, pesquisa, dinâmicas e programas de desenvolvimento pessoal, e auxilia na gestão de conflitos.
Neuropsicologia
Em consultórios, clínicas, hospitais, institutos de pesquisa, estudando o modo que o cérebro atua influenciando o comportamento e as emoções das pessoas, e o que é guiado pelo funcionamento neurobiológico.
Psicomotricidade
Em hospitais, centros de reabilitação física, educação especial, avaliando capacidade intelectual, desenvolvimento emocional, e movimentos do corpo.
Psicopedagogia
Em escolas, consultórios, centros de educação especial, investigando as dificuldades e transtornos, como por exemplo a dislexia e o transtorno de déficit de atenção, que afetam o aprendizado.
Psicologia do Consumidor
Em agências e indústrias pesquisando sobre o comportamento e emoções que influenciam no comércio de produtos e serviços.
Psicologia Acadêmica
Em instituições de ensino levando a estrutura, a teoria, a técnica, o aprendizado da ciência da Psicologia a todos seus profissionais de carreira. São os mestres, doutores e pós-doutores. É a área responsável pela realização de pesquisas científicas e ensino.
O Psicólogo forma-se na graduação capacitado para exercer todas as áreas da Psicologia. E existe a opção de realizar pós-graduação lato ou stricto sensu. A lato sensu é a especialização em alguma área específica com cursos de no mínimo 360 horas, e por exemplo é o especialista em Psicologia Clínica, Hospitalar, ou Educacional, etc. A stricto sensu compreende o programa de mestrado, doutorado e pós-doutorado e o caminho é a área acadêmica.
Como percebido a Psicologia é a ciência completa que oferece o saber sobre o melhor viver do ser humano. É a ferramenta do conhecimento indispensável para toda execução e escolhas que o indivíduo almeja experienciar. Em todos os ramos e setores de escolhas do viver, é o caminho estruturado e firme para atingir os mais diferenciados objetivos.
No dia 27 de agosto de 1962 foi regulamentada a profissão da Psicologia no Brasil, e é o dia que se comemora e prestigia a atuação de todos os profissionais da Psicologia.
É um profissional que para se especializar leva muitos anos, de 5 a 15 ou mais anos, e nunca para de estudar, atualizar, e se aperfeiçoar, pois a responsabilidade é gigantesca com o viver humano.
O que você achou deste artigo sobre a pra que serve a psicologia? Deixe o seu comentário abaixo que responderei o mais rápido possível.
Siga minhas redes sociais:
Instagram, Facebook e LinkedIn
Leia o meu último artigo:
Como ocorre o estabelecimento e do que se trata a da autoestima?
Pingback: Veja se você tem características pessoais para ser gastrólogo